segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O verdadeiro avivamento

O termo avivamento foi popularizado na contemporaneidade, principalmente no meio pentecostal, como um mover sobrenatural no meio da igreja, principalmente se tratando de derramamentos dons espirituais e um despertar de fogo e unção, onde há muitas bençãos e milagres derramados. O grande problema é que essa compreensão do que possa ser avivamento não condiz totalmente com a realidade da palavra, onde seu principal significado é "Despertar, acordar, tornar a viver". Não que o mover sobrenatural não seja de importância, nem que a unção de Deus e os dons espirituais sejam descartáveis, pelo contrário eles são de muita valia, a questão é que avivamento não se limita somente a essas manifestações, o avivamento verdadeiro traz de volta a vivência intensa do evangelho, o despertar para a expansão do reino e a necessidade da missão da igreja no mundo, levando o avivamento, iniciado na igreja, para refletir na sociedade, gerando transformação na mesma através da missão e pregação da palavra, não se limitando apenas ao ambiente interno da igreja, más refletindo principalmente no mundo e o impactando.
Há exemplos de avivamentos na história da Igreja que são bem notáveis suas consequências tanto dentro da igreja quanto fora dela. John Wesley, um evangelista do século XVIII e um dos sucessores principais do movimento reformado, foi um dos grandes progenitores de um avivamento. Wesley Foi membro da igreja anglicana na Inglaterra más não tinha muitas oportunidades para pregar. Até que certo dia Wesley teve uma experiencia profunda com o Espirito que tocou seu coração e o fez sentir ardido em chamas e movido pelo amor, e a partir dai decidiu então sair da instituição em que congregava e seguir se próprio rumo. Wesley passou a pregar nas praças públicas, nas ruas e nos presídios juntamente com seu irmão e seu amigo George Wittefield, o movimento foi crescendo inesperadamente, os homens que só queriam anunciar o evangelho aos cativos agora arrastavam multidões com a mensagem do evangelho em seus lábios. O movimento só cresceu e Wesley e Wittefield tiveram que fundar sua própria denominação para continuar a alimentar os perdidos com a palavra. Fundaram a Igreja metodista que se expandiu por todo solo da Inglaterra, e futuramente pelos solos norte americanos, denominação essa que perdura até hoje, sendo uma das maiores do mundo, nunca na história nenhum dos homens ganharam tantas vidas para Cristo como Wesley e Wittefield.
E o movimento não termina por ai, Wesley não se atentou apenas para ganhar almas para Cristo, ele se atentou para uma causa social, para trazer transformação na sociedade, Wesley fundou várias creches, orfanatos, escolas, presídios e muitos outros veículos de transformação social. Com o movimento Metodista não só a cidade de Wesley, más grande parte da Inglaterra diminuiu altamente o índice de pobreza, de criminalidade, de analfabetismo, doenças. Isso quer dizer que as pessoas mudaram de caráter, passaram a amar mais, a trabalhar mais, a pagar as contas em dia e foram transformadas interiormente. Ele se atentou para essas causas, pois entendia que o evangelho é uma mensagem também de transformação social, e que avivamento reflete na Igreja e na sociedade.
O avivamento verdadeiro possui essas marcas, ele acontece no tempo de Deus e inesperadamente, não vem com placa de avivamento, ele simplesmente acontece, como com John Wesley que só querida viver o evangelho. O avivamento verdadeiro não é só manifestações sobrenaturais dentro da igreja, derramar de fogo e unção (ainda que isso seja muito importante), Antes ele é uma transformação interna na mente dos homens e um despertar para uma vida reta e justa, para um viver do evangelho, é uma transformação na vida da Igreja, é o despertar para fora, para a obra missionária, e para uma vontade de levar Jesus para a sociedade, mostrando que a mensagem dele também gera transformação social, O verdadeiro avivamento é um despertar para o amor, a justiça, o conhecimento para a transformação de caráter e para a redenção a Cristo.

Por: Lamartine Junior

0 comentários:

Postar um comentário