segunda-feira, 20 de junho de 2016

É pecado ouvir música secular?

     
Vemos que há muitas restrições por parte dos evangélicos em relação às vestimentas, à musicalidade, à algumas práticas, causando um certo padrão de regras para coisas do tipo. Separando totalmente na imaginação o que é profano do que é sagrado, o que é do diabo do que agrada a Deus.
No capítulo anterior vimos essa separação entre o que é sagrado do que é secular, e que essa divisão não deve fazer parte de nossa vida.
Foi focalizado esse assunto em relação à vida profissional, escolar e familiar.
Agora quero chamar atenção para outros elementos como já citado acima. A MÚSICA: devido a essa divisão secular/sagrado, em nossa cultura brasileira atualmente é feito essa separação também na música por parte dos evangélicos. Está em nisso imaginário essa diferença entre o que são músicas de Deus e o que não são, e assim também excluímos alguns ritmos dizendo serem malignos simplesmente porque não nos agrada ou porque aprendemos assim.
O livro de João capítulo 1 diz que Deus criou todas as coisas e sem
Ele nada do foi feito viria a existir, ou seja, a música é produto da criação de Deus assim como todas as coisas, o que também é relatado no livros de Gênesis 1 quando diz que após criar todas as coisas Deus olhou e viu que tudo era bom, e que tudo junto era muito bom. Vimos que com a entrada do pecado no mundo a criação de Deus foi afetada, e que algumas coisas que eram boas se tornaram ruins, mas é preciso alertar que nem tudo ficou ruim pois Deus criador dotou o homem de uma graça que mesmo Ele estando longe de Deus e rebelando-se contra Ele, o homem contém coisas boas vindas da parte de Deus, e isso nós chamamos de graça comum, ou seja, que mesmo a criação sendo afetada pelo pecado, ainda existe uma graça em que todos participam e isso é presente de Deus.
Mateus 33 diz que a chuva cai e o sol nasce para o justo e para o injusto. Coisas como essa são presentes dados pela graça comum de Deus que abrange todos os seres humanos. O dom da música também é evidência da graça comum de Deus. A música é algo que mexe com as emoções do homem, capaz de fazê-lo modificar suas atitudes, de melhorar seu intelecto e até de fazê-lo apaixonar-se, uma pessoa ainda que não seja membro do corpo de Cristo, mesmo que não faça parte da igreja de Cristo e ainda que esteja se rebelando contra Deus por conta do seu pecado, continua a ser capaz de produzir música de cantar lindas letras que muitas vezes traz uma boa mensagem que modifiquem o comportamento mal de alguém, que seja uma consolação no momento de tristeza, ou que seja um incentivo em meio a uma luta, e que de fato edificam, mesmo que essa pessoa não seja um Cristão. Então porque isso acontece? Como alguém ruim pode produzir algo bom? Como um não convertido pode criar músicas que edificam nossas vidas?
A resposta é simples, porque todas as pessoas usufruem da graça comum de Deus, ou seja, toda a criação de Deus pode fluir coisas boas porque ainda que não esteja em comunhão com Deus, há traços bons vindos de Deus.
Precisamos entender que essa separação entre musica secular e música sagrada é invenção humana e não há na bíblia essa separação. No Brasil isso é tão presente que durante o tempo foi se formando o mercado de músicas Gospel, músicas que são produzidas somente por membros de igrejas, e que o mercado foi crescendo tanto a ponto de tornar os cantores gospel corruptos, se intitulando artistas, criando músicas que agradam ao homem, que colocam o homem como centro de tudo, e principalmente, que dê dinheiro, que de fato de edificante não tem nada.
Surgiram os famosos shows gospel que custam até milhões de reais, tudo isso em nome de Deus, um verdadeiro amor ao materialismo, aos bens desta terra, uma verdadeira idolatria a Mamon, deus do dinheiro, uma corrupção na nossa fé cristã e no nosso ensino. Essa separação definitivamente não existe. Nem toda música é cristã só porque aqueles que se dizem crentes cantam, e nem toda música é profana só porque os que as cantam são pessoas sem comunhão com Deus. Tudo depende da letra, da edificação que ela traz. Também não há ritmos preferidos de Deus escrito na bíblia. O ritmo se altera de acordo com a cultura de cada povo. Ritmo é uma produção cultural. Por fim concluo que, se te edifica, então ouça; se te traz pensamentos bons, se te faz mudar seu caráter para melhor e te faz refletir sobre a vida e criação de Deus, então faça, mas se não, então escute o conselho do apóstolo Paulo, “tudo me é lícito, más nem tudo me edifica” 1º Cor 6;12.

4 comentários :

  1. Tudo muito bem colocado e reconfortante pra quem se recrimina em ouvir, por exemplo, músicas românticas, especialmente quanto está apaixonado... Só acho que este texto precisa ser revisado, pois está cheio de erros de ortografia e afins, é só um toque!!!

    ResponderExcluir
  2. É lamentável que pessoas que se dizem cristãos pensem dessa forma. A bíblia diz que não é possível uma árvore boa produzir frutos maus e nem tampouco uma árvore má produzir bons frutos. O que falta em pessoas que pensam dessa maneira? Entender que as coisas espirituais se discernem espiritualmente...

    ResponderExcluir
  3. Eu hein!!! A igreja ja anda tão secularizada com o sistema mundano, e ainda mais essa... Existem varios textos na Bíblia que contradizem essa posição, é só procurar que acha. Particularmente, sou seletiva com música. Prefiro as que exaltem ao Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo que a erros em termos de não haver separação de músicas sagradas e não sagradas quando você diz e se disse logo entenderemos que todos os ritimos como de funk rock e candomblé e forró poderia fazer parte das composições de louvores a Deus onde nunca seria o caso disto entra na igreja
    Bom eu também entendo e concordo que Deus criou todas as coisas sendo boas mais o homem pelo pecado corrompeu tudo ao seu redor até os ritimos e se há um tipo de ritimo que entra em harmonia e paz que não estimula os maus desejos q não tem compatibilidade com o mundo isto se torna favorável digo isto em termos de louvor e também músicas contemporâneas mais aceitáveis, mais porém certos ritmos não a possibilidade de aceitar quanto para ouvi ou para usar e entender como edificante bom concluindo tudo existe sim uma separação do que é sagrado e do que é bom contra aquilo que não presta e é ruim para as nossas vidas por que se não existe como foi dito logo podemos aceitar tudo sem restrições nenhuma na igreja pois pelo ponto de vista como foi dito em certas partes torna se aceitável agora pensa bem como seria um dia de culto cantando louvor na igreja ao som do candombléé pelas batidas de abataque

    Bom em fim eu entendi o seu ponto de vista até aceitável umas por aqui porém a muitos tropeços que você dá no texto que Deus possa ti dar uma visão além do que acredita

    Graça e paz

    ResponderExcluir