terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sim, sou reformado e não sou calvinista!

Fizemos esse texto pensando em diversos adeptos e simpatizantes da teologia da reforma que não se definem calvinistas porém sentem-se reformados.
O termo "reformado", no meio da teologia, se refere, De forma geral, ao cristão que tem suas raízes firmadas nas doutrinas defendidas e popularizadas na reforma protestante do século XVI, a qual tem por base um retorno as verdades das escrituras sagradas. Como sabemos, o protagonista e pai desse movimento chamado reforma protestante fora Martinho Lutero, o qual proclamou as famosas 5 solas: "sola escriptura, sola gratia, sola fide, soli deo glória e sola cristus", as quais constituem as bases da reforma. Também sabemos que essa reforma não se constituí apenas do ato de um reformador (Lutero), más também de outros que deram seguimento como Meno Simon, Ulrich Zuínglio e também João Calvino. E ainda de outros pré reformistas como Wiclyfe, Jhon huss e Knox, os valdenses e os franciscanos que tiveram papéis essenciais no movimento.
Contudo o termo "REFORMADO" hoje tem tomados outros sentidos, sendo referido apenas a calvinistas (principalmente no ambiente virtual). Nosso ponto é simples: REFORMADOS NÃO SÃO SÓ OS CALVINISTAS. Sabemos a importância de Calvino na obra da reforma, porém não é exclusividades do mesmo esta obra, o termo reformado abrange a todos que professam as 5 solas e não apenas a calvinistas. Nossa página não se denomina oficialmente calvinista e nem arminiana (embora haja membros calvinistas), entendemos que as duas teses tem seus pontos verdadeiros, e que a predestinação é mistério que transcende a mente humana, não sendo possível sistematiza-la e resumi-la em um livro como fez Calvino. 
Cremos na graça irresistível, na depravação do homem, na soberania de Deus e até na predestinação, pois é bíblico, porém não como Calvino a defendeu pois como dito acima, é um mistério que somente Deus conhece. Se tivesse-mos que priorizar um reformador, seria sem dúvidas Lutero, que foi teologicamente mais profundo e ousado que Calvino e todos os outros, porém compreendemos que a obra da reforma teve sua importância em um todo e não apenas em um homem.
Somos reformados sim, e não somos calvinistas! E nem arminianos, somos apenas cristão reformados porque cremos nas doutrinas da reforma (5 solas). Nem calvino nem Armínio, Nem Lutero, Nem Zuínglio, apenas Cristo, o evangelho e a Reforma.

Por: Lamartine Junior.

Um comentário :