terça-feira, 15 de março de 2016

Eva foi mesmo a primeira mulher da bíblia?


Essa tradição defende que, no capítulo 1;27 de gênesis Deus havia criado uma mulher juntamente com Adão, porém segundo essa tradição, haveria uma contradição bíblica posteriormente com o capítulo 2;18 quando Deus disse: "Não é bom que o homem viva só, vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda".
Sendo assim, para que essa contradição não permaneça, é interpretado que Deus deveria ter criado uma mulher antes de Eva. 
Conta-se a história, onde essa tradição atribui o nome a essa suposta primeira mulher de "Lílith", que Essa fora destituída do jardim do éden pelo fato de não se submeter a Adão, e que esta, em um relacionamento sexual preferiria esta em posição superior dominadora a seu marido, e esse, seguindo o que Deus lhe houvera ordenado, não aceitava sua amada o dominando.
Então Lílith, revoltando-se, questionou a Deus, e não se acatando a sua ordem de se sujeitar a seu marido, fora lançada fora do jardim, e esta fora transfigurada em espirito maligno, passando a organizar uma hostes das trevas contra os homens. Somente após isto, Eva fora criada. Acredita-se até que foi ela a serpente que tentou Eva.

Obs: Está registrado a história de Lílith em um escrito muito antigo, tão antigo quanto a bíblia, sendo contemporâneo aos escritos e a tradição oral desta e também está registrado no livro de ISAIAS 34:14,15 
...bodes selvagens balirão
uns para os outros;
ali também descansará LÍLIT
e achará para si locais de descanso.
15 Nela a serpente fará seu ninho,
chocará seus ovos
e cuidará dos seus filhotes
à sombra de suas asas;
os falcões também se ajuntarão ali,
cada um com o seu par".
O que acontece, é que foi um erro de Hermenêutica bíblica, pois se lermos Gênesis, Moisés começa dando um resumo de tudo, e só depois começa a descrever detalhes, ou seja, ele escreve que Adão e Eva foram criado e somente depois detalha como se dera o feito, é como um um filme começando de trás para frente pois a bíblia não era separada cronologicamente na antiguidade.

Por: Lamartine Junior

7 comentários :

  1. não tem base bíblica que comprove isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Anônimo, foi exatamente isso que o texto disse na conclusão. Graça e Paz.

      Excluir
  2. Não tem nada haver este mundo de fabulas por esta interpretação errada sem lógica não creio nisto quanto mais que poderia existir uma outra mulher antes de Eva por que se isto tiver base a qual não vejo base nenhuma e nem sentido nisto então a bíblia estaria se contradizendo totalmente ao começar pelo significado do nome de Eva e o titulo que se atribui a ela em algumas passagens das escrituras você e eu não pode criar algo a parti de uma peça contemporânea e dizer que aquilo é real querendo mudar tudo a parti de uma historia que você mesmo crio sem lógica e o fato de algumas coisas que vemos pela narração de Isaías ter dito com sentido figurativo por uma situação da época não significa que ele esta atribuindo a estes contos mitológicos e hereges que criamos por nossos mundos de fabulas devemos interpreta as escrituras conforme esta escrito e não fora a parti de peças que foram achadas sem ter certeza de que são verdadeiras dizendo que é quando não são conclusão nem tudo que se vê possa dar créditos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Jlsn Ferreira da Cruz, só tem um problema em seu comentário, pois o texto acima não defende a ideia de ter existido uma mulher antes de Eva e sim, que é uma tradição oral muito antiga.
      Na realidade mostra que a bíblia não nos da um respaldo para sustentar tal argumentação. Espero ter conseguido desfazer o equívoco. Graça e Paz.

      Excluir
  3. na verdade Adão e Eva não foram dois personagens históricos, como estamos acostumados a entender. Adão e Eva são símbolos da humanidade. Por isso toda tentativa de reconstruir a ‘história’ desses personagens nos levará a enganos. Devemos entender os primeiros capítulos da Bíblia usando instrumentos de crítica literária, que nos levam a ler as histórias da criação como elementos mitológicos, que o autor, inspirado por Deus, usou para transmitir a sua concepção do ser humano. Para ele, homem e mulher são criaturas de Deus, tem a mesma dignidade e ocupam um lugar central no plano divino.

    Segundo a Bíblia, existem duas histórias da criação. Eva é o nome que Adão, o primeiro homem, deu a sua companheira na segunda história (Gênesis 2,7-22). Os elementos mitológicos são evidentes já na etimologia desses nomes: Eva significa ‘vivente’, ‘que traz vida’ e Adão ‘humanidade’, ‘da terra’.

    Na primeira história da criação (Gênesis capítulo 1,26-28), quem normalmente chamamos "Eva" era simplesmente ‘mulher’ e Adão se chamava ‘homem’. No português não é muito claro, mas o original desses nomes é muito importante. O primeiro nome de Adão era, nessa narração, em hebraico ‘ish’, literalmente ‘macho’. Invés o primeiro nome de Eva era ‘ishshah’, que em hebraico é simplesmente o feminino de ‘ish’. É como se chamássemos Adão ‘macho’ e Eva ‘macha’.

    Esses dados etimológicos são muito importantes, pois revelam uma relação essencial entre os dois sexos, seja por origem que por finalidade: a mulher forma uma unidade com o homem.

    Considerando a frase dita logo no início da resposta, não dá pra dizer historicamente que Eva foi a primeira mulher de Adão. Devemos dizer, invés, que a Bíblia ensina, através dos primeiros capítulos da Bíblia, que a mulher é intimamente ligada ao homem e o homem à mulher e qualquer desigualdade não é vontade de Deus.

    Outro tema na sua pergunta é a questão relacionada com Lilit. A sua questão deviva do fato que uma tradição hebraica, muito recente, diga que Lilith foi a primeira mulher de Adão, ou seja, que os dois teriam vivido no paraíso antes que fosse criada Eva. São tradições que alguns ligam à Kabala, mas não tem nenhuma referência Bíblica. Essa tradição se desenvolve sobretudo a cerca de 1200 anos depois de Cristo e está presente sobretudo num livro chamado Zohar (Livro do explendor), que faz parte da literatura hebraica. Esse escrito sofre influência de palavras dos rabinos presentes no Talmud, outro livro da literatura hebraica, não presente na Bíblia, colocado por escrito vários anos depois de Cristo. Portanto é uma tradição colocada por escrito há pouco tempo, muito mais recente que os textos bíblicos.

    Mesmo se a importância dada a esse personagem nasce de literatura extra-bíblica, o nome Lilit aparece na Bíblia, uma única vez, em Isaías 34,14. Assim diz o texto:

    Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas, os sátiros chamarão seus companheiros. Ali descansará Lilit, e achará um pouso para si (texto da Bíblia de Jerusalém).

    Trata-se de uma descrição do fim trágico do reino de Edom. E ao descrever como acabará esse povo inimigo de Israel, sublinha que as suas terras serão ocupadas por essa “Lilit”.

    No período em que essa passagem foi escrita, Israel sofria muito a influência da Babilônia e lá eles tinham uma deusa chamada Lilitu. Era um tipo de demônio feminino, noturno. Poderíamos compara-lo ao nosso ‘vampiro’. É provável que daí nasça a tradição desse personagem misterioso, citado por Isaías.

    Mais tarde a tradição hebraica, repito, muito tardia, fala dela como a primeira esposa de adão, que voou embora para se tornar um demônio, como um monstro legendário que rapitava e matava as crianças recém nascidas ou como um demônio contra quem se recorria à magia para expulsá-lo das casas dos homens para evitar que trouxesse desgraças.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a intenção do Ministério seja boa de proclamar a boa nova do Evangelho, porém não deixem que a letra mate o que deve fundamentar os artigos que vocês divulgam, que é a palavra inspirada pelo Espirito Santo, a Bíblia é Justa e o Justo não se justifica, não sou teólogo, nem mais entendido que alguém aqui, no entanto eu creio que o poder de convencimento do Espirito Santo de Deus é mais poderoso do que qualquer fábula ou curiosidades que inventam por aí, preguem apenas as Escrituras, é suficiente para que a obra avance, que Deus abençoe o Ministério e que vocês possam crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo a cada dia.

    #Fica a Dica.

    ResponderExcluir