sábado, 5 de março de 2016

Todo homem de Deus têm o currículo manchado

Pensando na questão da santidade de um homem de Deus, resolvi fazer essa breve análise sobre o tema. Ás vezes divinizamos muito pessoas extremamente usadas por Deus e esquecemos que são apenas pessoas miseráveis e que carecem da graça como todos os outros. Às vezes esses próprios homens se esquecem de que são apenas depravados homens e divinizam a si mesmo, canonizam-se e atraem para si a imagem de semideuses, distantes do pecado, e quando caem descuidadosamente em tentação, acabam por escandalizarem a muitos de seus seguidores que os achavam santos, e tais seguidores os banalizam muito, os desprezam , os criticam porque o tal “homem de Deus” caiu em tentação, ao Ives de agir com misericórdia e amor. Tomo por exemplo um grande homem da história da Igreja chamado Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho como é conhecido pela tradição católica. Sem dúvidas esse foi um dos melhores filhos que a Igreja cristã pode gerar, foi teólogo muito importante para a tradição cristã, foi bispo na cidade de Hipona na África e até hoje é muito estudado pelos estudiosos da cristandade. Agostinho é tido como o maior teólogo cristão de todos os tempos depois do apóstolo Paulo e sem dúvidas foi um homem notável por tamanha devoção a Deus. Porém esse mesmo homem em sua juventude cometeu diversas falhas, esse homem de Deus participava de orgias, desobedecia a sua mão, roubava frutas quando criança e acometia inúmeros outros erros, além de ter participado de uma seita anti-cristã, mas Deus foi misericordioso para com ele e lhe concedeu graça o suficiente para se tornar um dos cristão mais autênticos de todos os tempos. Um breve exemplo também é de Martinho Lutero, Grande reformador da igreja, pastor e monge Homem de Deus e também um dos maiores teólogos de todos os tempos. Em seus escritos se relatava que ele não tinha uma vida com muita santidade, se relatava que ele não tinha travas na língua para discussão, que ele era dado à bebida e que incitava o ódio para com os Judeus. Porém Lutero foi o pai da Reforma, e por ele e alguns outros hoje temos acesso ao evangelho mais puro e verdadeiro, graças a Deus e a sua entrega a Deus, devemos muito agradecer a esses homens. Calvino também foi acusado de participar da morte de Serveto, Charles Spurgeon fumava charuto, o apóstolo Paulo havia matado vários cristãos e se queixava de não cometer o bem que queria más que cometia o mal que não queria, em fim... O que precisamos nos atentar é que todo Homem de Deus tem seu currículo manchado, pois todos somos pecadores e estamos sujeitos a cair a qualquer momento. Então precisamos agir sempre com misericórdia, nos colocar no nosso lugar de seres miseráveis e pecadores diante do altíssimo, e agir de misericórdia para com todos, pois como afirma as escrituras “quem pratica a misericórdia alcança misericórdia.”

Por: Lamartine Junior

Gostou? Curta, comente e compartilhe no link abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário