segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sobre o racismo!

    Há muito que o racismo tem sido um dos principais desgraça causada pela depravação humana, e esse preconceito se reflete em diversas áreas sócias, causando desequilíbrio cultural, econômico, religioso etc.
    A população negra sofre com as consequências da escravidão desde quando essa fora abolida, proibiu-se  a escravização desumana de negros, mas continuou-se os preconceitos por sobre eles depois de saírem das senzalas. Saímos das senzalas para encher as cadeias, para ocupar os piores lugares econômicos das sociedades, as favelas, nenhum suporte foi dado a população negra para se sustentar quando saíram da casa dos senhores do engenho, fazendo com que esses aceitassem qualquer coisa para sobreviverem, até voltarem a serem servos de novamente. Sem rumo, sem comida, sem dinheiro, sem acesso a educação, ao trabalho digno, a população negra crescera em desigualdade prejudicial, enquanto os filhos de senhores descendentes de europeus desfrutavam da melhor educação, da melhor comida, da melhor roupa, o menino negro comia resto de lavagem, trabalhava na lavoura, servia de cavalo de brinquedo para o menino branco montar e se divertir.
    Assim foi crescendo a população negra, e quando essa chega até a cidade, já não tinha mais lugar para ela, tendo que se utilizar dos morros, das beiradas da cidade para morar, porque o centro já estava preenchido com gente branca. Não tinha emprego para trabalhar, porque não estavam preparados, justamente por não terem acesso a educação que se exigia, e que deles (negros)fora omitida desde a escravidão, e quando conseguia algum trabalho era de pior qualidade, de pior salário, tendo que na maioria das vezes de passar fome porque o que ganhava era pouco para sustentar a família. Sendo assim, roubava para não morrer, e consequentemente ia pra cadeia. Por isso disse que saímos das senzalas para encher as cadeias.
    Hoje 90% da cadeia é negra e pobre, será que não há algo errado ai? Nós sabemos que não é só negro e pobre que rouba, que mata, mas infelizmente a lei só se aplica essa determinada população porque não tem como se defender, não tem dinheiro muitas vezes nem para advogado, e a policia pinta e borda, enquanto em Brasília e em muitas cidades brasileira os maiores bandidos, que roubam de um pais inteiro nem se quer são banidos.
O negro mal tem acesso as universidades, porque não tiveram acesso a educação boa o suficiente,  e jamais conseguiria competir para entrar em uma Universidade federal com uma pessoa de classe alta, que estudou em escola particular a vida inteira e ganhou cursinho pré vestibular pago pelos pais. Tudo isso por conta da desigualdade criada em cima da população negra desde os primórdios da escravidão e que permanecem ainda hoje. É só você olhar que é que ocupa os melhores lugares da sua cidade, as melhores casas, quem são os empresários, quem estuda nas melhores escolas do estado, que é a liderança da sua igreja. Não negros ou brancos?
    Sem contar o padrão de beleza, que o oque mata. Bonito é o cabelo liso, os olhos azuis, a pela clara, os traços de europeus colonizadores do Brasil. Se uma negra usa seus cachos altos e seus cabelos armados logo,  logo vem um e faz piada. O que acaba causando a não aceitação do cabelo afro por meio do próprio negro, fazendo com que ela(e) alise o cabelo para ficar mais próximo dos padrões exigidos pela sociedade, para ser aceita por ela, para se achar bonita, mal sabe o valor de seus cachos.
Quer saber como a beleza á branca? como o padrão de beleza é eurocêntrico? É só você olhar quem são os galãs de novela, são pretos ou brancos? Quem são os modelos das grandes grifes e revistas São pretos ou brancos? Já parou para pensar que o cabelo liso é tido desde sempre como cabelo bom e o cabelo preto é tido como ruim, bom brill, pixaim etc? E você menina mulher, diga-me quem era a menina mais bonita da sua classe na escola? Era preta ou branca? Sem contar a celebre frase que sempre esteve na boca da população: “Preto fede”, Porque, branco não fede?

Enquanto a sociedade reproduz esses tipos de pensamentos, que causam desigualdade, tem gente sofrendo com as consequências , ainda que inconscientemente, mas tem. O racismo é um mal provindo do pecado original do homem, e a igreja de Jesus na terra precisa lutar contra essa injustiça que causa diferenças econômicas, culturais e raciais, para que opere a justiça de Deus em nosso meio de forma mais real.

por: Lamartine Junior

0 comentários:

Postar um comentário