segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Agindo por impulso e falando sem pensar

A coisa mais difícil do mundo é dizer pensando o que os outros dizem sem pensar. Uma verdade indiscutível. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para ouvirmos mais e falarmos menos. O ser humano sempre expõe o que pensa, geralmente de modo prematuro, sem avaliar e filtrar o que convém e o que não convém.
O silêncio sempre teve sua supremacia sobre a fala, principalmente quando esta é demasiada e impensada. Costumamos dizer que somos senhores das palavras que não pronunciamos, nos contemos de falar, e escravos daquelas que deixamos escapar. Também que uma palavra falada não volta atrás... remorso, arrependimento! De acordo com o seu valor, impacto ou seriedade, prestaremos conta da mesma, em geral com um preço a ser pago. Muitas batalhas, no entanto, são vencidas na arena do silêncio. Ser recipiente, saber se conter em um ambiente tenso, mesclado com a vontade e determinação de ser bem sucedido no que se pleiteia, não é uma tarefa fácil, mas é possível. Dar ouvidos é melhor que discursar. Ser tardio pra falar e cedo pra ouvir é a recomendação bíblica para se adquirir sabedoria. Jesus sabia (e ensinou) o momento de se calar e o momento de falar, mesmo sendo o Mestre dos mestres. Ser líder ou mestre não se mostra tanto no falar, mas principalmente no ouvir, quando pela lógica poderíamos falar. No nosso silêncio guardamos coisas que outras pessoas dariam muito pra descobrir. A bíblia diz que a glória dos homens é divulgar o que sabem, enquanto a glória de Deus, naquilo que oculta. Isso é um paradoxo para o homem comum. Se não aprendemos a ouvir, nos comprometemos, somos muitas vezes expostos ao ridículo e reputados por tolos, pois no livro de

Provérbios há uma multidão de antíteses protagonizada pela pessoa do tolo e do sábio; o tolo, falador e tagarela; o sábio, contido, limitado no falar e atento. Na multidão de palavras tropeçamos, mas na de conselhos, temos sabedoria. Não é fácil pedirmos conselhos, (mas é bíblico) e quão bom seria se pudéssemos definir tudo sozinhos, para não dividirmos os aplausos com outros quando correr tudo bem. Mas não é assim. Como é você nesse quesito? Aprenda que no seu silêncio ou no pouco falar há valores e resultados positivos, pois uma palavra falada fora de hora e em lugar impróprio tem potencial um tanto negativo e poder pra arruinar muitas coisas. Saber ouvir é uma virtude. Consulte o manual do sábio, a bíblia, coloque em prática e verá os resultados positivos na sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário