terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O cristão e a morte!

 O martírio de Policarpo de Esmirna, um dos pais da Igreja e um dos cristão mais influentes da igreja primitiva, foi um dos mais marcantes no coliseu romano, onde muitos cristão foram mortos como animais, devorados por leões e queimados vivos na cruz, por não se curvarem a idolatria adorando somente ao Cristo.
   A história conta que policarpo foi crucificado e os oficiais romanos colocaram fogo nele, mais o fogo não o queimava, então o soldado romano teve que fura-lo com a lança, mais quando o furou, seu sangue espirrou e apagou todo o fogo em volta e a glória de Deus brilhava em sua face!
Quando Policarpo estava prestes a morrer, agonizando em dor, ele exclamou uma oração que impactou a todos ao redor e que nos impacta ainda hoje. Abaixo está descrito sua oração:
"Ó pai amado bendito seja seu filho Jesus, por meio de quem recebemos conhecimento a teu respeito. O Deus dos anjos e poderes e de toda a criação, e de todas as famílias dos justos, que vive diante do pai. Bendigo-te, por ter me considerado digno deste dia e hora, de fazer parte do número de mártires e do cálice de Cristo , até a ressurreição da vida eterna, tanto a alma quanto do corpo, na felicidade incorruptível do santo espírito. Que eu possa ser recebido entre eles na tua presença nesse dia, como um sacrifício vivo, conforme preparou, revelou e cumpriu o fiel e verdadeiro Deus. Assim, por essa causa, e por todas as coisas, louvo-te, bendigo-te por intermédio do sumo sacerdote eterno, Jesus cristo, teu filho amado. por meio de quem seja a glória para ti ó santo espírito, agora e para sempre amém".
-História eclesiástica, Eusébio de Cesareia (Pg. 138)

   Diante da morte o cristão verdadeiro não se intimida, não se amedronta, antes se regozija na paz do santo Deus, sabendo que sua vida não acaba por ali, pelo contrário, entende que a morte física é a finalização do sofrimento terreno, e que agora vem o descanso, os galardões e que voltará ressurreto para seu lugar eterno. Que não temamos a morte, pois Cristo disse que não devemos temer a quem pode tirar a vida, antes devemos temer a Deus que além de tirar a vida pode lançar-nos no fogo eterno, que não temamos a morte porque Paulo disse que o morrer é lucro e que o viver é cristo, que não temamos a morte porque Cristo a venceu para nos conceder vida. Que não temamos a morte física porque para nós ela não é o fim da vida, más sim um portal para para o paraíso. SOMOS PEREGRINOS!


Por: Lamartine Junior.

0 comentários:

Postar um comentário