quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Se pregarmos a verdade os templos se esvaziarão?


Muito tem se falado de igrejas pós modernas (há exceções) descompromissadas com a pregação da verdade, e que por ensinarem somente o que lhes convém, e o que lhes traz benefícios terrenos, em seus púlpitos acabam por atraírem multidões interessadas em se dar bem. Más a grande pergunta é, e se começarmos a pregar a verdade os templos se esvaziarão?
Ao analisarmos o texto de Atos 2, vemos que estava acontecendo um evento chamado de pentecoste o qual era um evento tradicional de todo ano, onde muitas pessoas participavam sendo de várias etnias, religiões etc. Vemos que Pedro, após ser cheio do Espírito Santo, virou de dentro de uma casa e começou a pregar para toda sorte de povos que ali estavam, judeus, gentios, samaritanos entre outros, que ao ouvirem o duro sermão de Pedro, o qual falava de arrependimento, novo nascimento, salvação somente em Cristo, mais de 3.000 pessoas se converteram ao evangelho e posteriormente passaram a viver de forma agradável aos olhos do pai, se tornando a igreja utópica referência para todas as outras que viriam a posteriori pois, compartilhavam, amavam, desapegavam-se de seus bens, se doavam ao ensino da palavra e praticavam a obra missionária, apesar de também terem suas falhas, a chamada igreja primitiva.
Mais recentemente na História da Igreja, vemos alguns movimentos fiéis a verdade e que buscaram um retorno aos ensinamentos genuínos do evangelho, como a própria Reforma Protestante, posteriormente o movimento Metodista, o qual já citamos em outra de nossas reflexões, o grande despertamento nos EUA comandado por Johnatan Edwards, onde muitos se renderam, de milhares a milhares, e jamais poderíamos afirmar que esses foram movimentos infiéis a palavra de Deus.
Mais recente ainda aconteceu um mover com um jovem pregador do século XIX chamado Charles Spurgeon, que começa a pregar aos 16 anos de idade e em pouco tempo passa a lotar locais grandes, quase toda a sua cidade e cidades vizinhas se reuniam para ver seus sermões, Charles chegou a agrupas de uma só vez mais de 23.200 pessoas na New Street Pak na Inglaterra. Seus sermões eram também anotados e vendidos depois a quem quisesse adquirir pois era um costume da época, e nenhum pregador teve mais edições e sermões imprimidos do que Spurgeon, o mesmo ganhou o título de "O príncipe dos pregadores", e foi considerado um dos maiores pregadores da História.
Haveríamos nós de dizer que este homem não pregava a verdade do evangelho? Jamais, seus sermões era muito claros quanto aos ensinamentos de Cristo, então a respondemos a pergunta: Se pregarmos a verdade os templos se esvaziarão?
Acreditamos que enquanto houver palavra sendo pregada, haverá vidas sendo geradas, sim, há multidões que são interesseiras que só buscam o que lhe apraz, porém há também uma multidão de sedentos por Deus, e acredito que essa sede fora colocada na pessoa pelo próprio Deus, causando um anseio enorme por ele, muitas delas, por não acharem um lugar onde se prega a mensagem verdadeira, acabam por descredibilizar o evangelho, porque tudo que elas queriam era alguém que lhes dissessem onde e como ser salvo, onde encontrar água para matar a sede, más dificilmente encontram, más analisando pelos eventos históricos vemos que nem sempre igreja que prega a verdade estará vazia, ainda há amante fiéis de Deus. Sim há multidões sedentas por Cristo, sedentas pela verdade, más precisamos atentar para o texto de 2º Timóteo 4;3, que afirma: "chegará um tempo em que não suportarão a são doutrina e pelo contrário, sentindo coceiras nos ouvidos, ajuntaram falsos mestres para si conforme suas cobiças," e esses sem dúvidas serão as multidões interesseiras, os pseudos discípulos, porque discípulos verdadeiros não se enfurecem com a mensagem de seu mestre, antes a aceitam e se submetem.

Por: Lamartine Junior

0 comentários:

Postar um comentário