segunda-feira, 28 de março de 2016

Por que Jesus quebrou a mesa dos cambistas?


Tempos atrás fui indagado com uma pergunta bastante interessante e creio que deve ser uma das dúvidas da grande maioria dos nossos leitores. Este foi um dos grandes motivos que resolvi escrever sobre este assunto.
A bíblia diz que temos que ser tardio em ira-se, simples como a pomba, longânimos, ter autocontrole, se as Escrituras diz tudo isso sobre o cristão, como a palavra diz que Cristo quebrou as mesas dos cambistas e derrubou todos os utensílios com uma azorrague? Será que isso não se torna uma contradição? Quero afirma com toda exatidão que não!
Para termos compreensão maior do texto é necessário analisarmos o que estava acontecendo no pano de fundo que levou ao Senhor Jesus ter aquela atitude com os vendedores e cambistas.
Os mercadores estavam fazendo um verdadeiro comércio dentro da casa de Deus, vendendo animais com preços exuberantes que somente ricos podiam pagar o valor apresentado, por sua vez impossibilitando pessoas de baixa renda sacrificar ao Deus de Israel.
Os cambistas eram pessoas estratégicas, pois sabia que muitos animais morriam durante o percurso das casas dos ofertantes até o templo, pois era para muitos caminho 3 ou mais dias para chegar o Templo onde era feito o sacrifício.
Os mercadores não vendiam somente animais, mas trocava moedas romanas, por moedas hebraicas, eles sabiam que para ofertar no Templo não podia ser com moedas que não fossem hebreias, por que as moedas romanas tinha a face do imperador que era considerado um deus de sua época e tanto os ofertantes e cambistas sabiam disso. Por saberem que nenhum adorador do Único e Verdadeiro Deus não ofertaria moedas pagãs ao Criador de Todo o Universo cobravam preços absurdos para que houvesse essa troca.
Os cambistas fizeram um âmbito de adoração, arrependimento e salvação se tornar em um lugar de profanação e de barganha, em outras palavras estava usando o Reino de Deus para enriquecerem a si mesmo e manipular o povo temente a Deus. Foi exatamente atitudes como essas, homens gananciosos e totalmente depravados, como o está escrito em 2 Pedro cap:2 ver:2-3 "E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade;
também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita." Foi isso que levou Cristo a expulsar todos os cambistas que faziam negócio dentro da casa de Deus, pois os homens agiam com avareza sem amor nenhum para com o próximo.
Quando os discípulos viram o Mestre expulsando aqueles homens e animais para fora do templo logo se lembraram de Salmos de Número:69 verso:9 "Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim." Ele estava fazendo muito mais do que acabando com aquele comércio dentro do templo de adoração a Deus, estava restaurando o âmbito de Adoração, Louvor, Honra e Glória.
O que a grande maioria de nos não entendem é que a Justiça de Deus não é imperfeita como a nossa, pois Deus não age motivado por sentimentos de causar simplesmente mal aquele determinado indivíduo ao ponto de querer vê-lo sofrer.
O furor do Senhor só se acende contra o pecado e injustiça causado pelo ser humano, Provérbios cap:11 ver:20 "Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite."

0 comentários:

Postar um comentário